quarta-feira, 10 de maio de 2017

Pierre Lallement - O inventor da bicicleta com pedais

Nascido na França em 1843/44, Pierre Lallement viria a ser reconhecido por todo o globo pela sua invenção.

Em 1817, um homem chamado Karl Drais desenvolveu a antecessora da bicicleta, um transporte de duas rodas alinhadas que, devido ao nome do seu inventor, passou a se chamar Draisiana.


Alguns anos mais tarde, em 1862-1863 o jovem Lallement, possivelmente tendo a draisiana como modelo, desenvolveu um sistema de um novo veículo.


Uma draisiana com pedais e algumas modificações fez de Pierre Lallement o inventor da bicicleta com pedais.


No ano de 1863, o jovem Pierre Lallement de apenas 20 anos desenvolveu um transporte com duas rodas e pedais que conhecemos por bicicleta.

Embora não possamos chamar Pierre de o inventor da bicicleta, ele a aperfeiçoou acrescentando os pedais, fazendo dele o inventor da bicicleta com pedais, tendo em vista que antes dele, as predecessoras da bicicleta não contavam com esse sistema de pedais.


O jovem já tinha experiência para desenvolver tal projeto, pois, ele trabalhava no desenvolvimento de carrinhos para bebês no nordeste da França, em Nancy.

Mais tarde, para colocar sua invenção no mercado, se juntou a um ferreiro francês chamado Pierre Michaux


No ano de 1865 foi para os Estados Unidos, contudo, não encontrou interessados em produzir em grande escala a sua "draisiana aperfeiçoada", o que o deve ter frustrado de certa forma.


Quando retornou para França, viu que seu antigo sócio, Michaux, estava sendo muito beneficiado com a sua invenção e isso levou os dois a se confrontarem por violação de patente.


Com menos de 50 anos de vida, Pierre Lallement veio a óbito e somente postumamente veio a ser reconhecido por seu invento.



A bicicleta passou por várias mãos e aperfeiçoamentos até que ela viesse a ser o que é hoje. É um veículo não poluente, pois, não produz gás carbônico e faz bem a saúde, afinal, é uma ótima forma de praticar exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário